Ipem-ES intensifica fiscalização de cronotacógrafos em 2017

 In Fiscalização, Normas e legislações
Entre os dias 17 e 19 de janeiro, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) inspecionou cronotacógrafos em veículos de transporte de carga, no Posto de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), localizado na BR 101 Sul, no município de Rio Novo do Sul.
O cronotacógrafo, também conhecido como “tacógrafo”, indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida. O instrumento tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h. Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica realizada por postos autorizados pelo Inmetro no Estado.
O Ipem-ES vem intensificando a fiscalização nas rodovias que cortam o Espírito Santo, tendo em vista que boa parte dos tacógrafos da frota brasileira precisa ser regularizada.
“Na maioria dos acidentes envolvendo caminhões e ônibus, por exemplo, as causas estão relacionadas ao comportamento humano. Diante disso, ter o tacógrafo certificado garante ao condutor, ao proprietário e aos agentes de trânsito dados precisos e confiáveis sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempo de parada e velocidade desenvolvida. Daí a importância de intensificarmos a fiscalização desse instrumento, que é uma espécie de ‘caixa preta’ do veículo”, explicou o diretor técnico do Ipem-ES, Marcelo Ladeia.
O Instituto orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeter os instrumentos à verificação metrológica obrigatória, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades.
Fonte: Inmetro
Recent Posts
Fale conosco

Deixe sua mensagem que retornaremos em breve.

Start typing and press Enter to search